sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sete invenções com que sonhamos para um futuro melhor

Órgãos humanos produzidos em laboratório. Carros voadores. Colónias em Marte. Cyborgs capazes de comunicar por telepatia. Este futuro já não é só ficção científica. A realidade pode estar aqui à porta. 

Carros voadores

Criar veículos capazes de circular tanto em terra como no ar é uma ambição quase tão antiga quanto a aviação. O primeiro carro voador foi projectado por Glenn Curtis em 1917, apenas 14 anos depois do primeiro voo dos irmãos Wright, mas o veículo - de alumínio, com três asas e uma hélice na traseira - não foi capaz de dar mais que uns pequenos saltos. Após quase um século de promessas adiadas, a realidade parece estar cada vez mais próxima. Entre as várias propostas em desenvolvimento está o Transition, um pequeno avião capaz de circular em qualquer estrada depois de dobrar as suas asas.

"Não é bem um carro voador ao estilo dos Jetsons, mas mais um avião que também pode ser conduzido em terra", explicou ao Expresso Anna Mracek Dietrich, directora da Terrafugia, a empresa que pretende comercializar a invenção a partir de 2011. Apesar dos avanços tecnológicos, Dietrich considera que uma sociedade semelhante à idealizada na série "Os Jetsons", com o céu congestionado de carros voadores, é ainda uma utopia. "Em primeiro lugar, seria necessário instalar uma espécie de heliporto em cada casa, o que não é um investimento prático e não protegeria as janelas do vizinho das pedras que poderiam ser projectadas. Depois, operar um veículo voador implica muito treino e a maioria das pessoas não estão interessadas ou não têm os recursos para o ter."

Viver em Marte

"A Terra é o berço da Humanidade, mas ninguém pode viver eternamente no berço." A ambição de Konstantin Tsiolkovsky, o pai da astronáutica russa, assumida há quase um século, continua hoje mais actual do que nunca. A conquista de novos mundos saiu há muito dos guiões de Hollywood para as agendas estratégicas das principais agências espaciais. A NASA, por exemplo, quer regressar à Lua em 2018, para começar a instalar uma base que abrirá caminho à colonização lunar. Será um passo intermédio para um objectivo bem mais ambicioso: pisar pela primeira vez a superfície de Marte, o que deverá acontecer lá mais para 2037. Seguir-se-ão missões a cada 26 meses, durante duas décadas, para preparar a possível colonização do Planeta Vermelho. 

Apesar da superfície de Marte não ser muito diferente de alguns desertos terrestres e de as temperaturas serem, em todo o Sistema Solar, as mais próximas das que conhecemos (entre os 22º C, de dia, e os -70º C, à noite nas suas regiões equatoriais), subsistem ainda obstáculos importantes à concretização do projecto. A existência de água no subsolo do planeta é uma incógnita e o ar (composto em 95 por cento por dióxido de carbono) é irrespirável, pelo que um dos principais desafios passa pela criação de espaços que permitam modificar a atmosfera do planeta.

Viajar no tempo

"Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela." A frase, de Albert Einstein, pode até incentivar a ousadia científica, mas poucos físicos se atreverão hoje a admitir a possibilidade de se viajar no tempo. Apesar de improvável, a ideia não é impossível à luz das leis da física, tendo como ponto de partida a teoria da relatividade de Einstein. Para que se torne uma realidade, é preciso, por exemplo, conseguir viajar mais depressa que a velocidade da luz. Alguns físicos admitem que isso seria possível através do desenvolvimento de "buracos de verme", atalhos cósmicos que funcionam como ligações entre regiões do universo. 

A intensa gravidade destes túneis seria suficiente para desintegrar a estrutura do espaço-tempo, funcionando assim como janelas para viajar no tempo. Mais do que a tecnologia, os maiores obstáculos estão relacionados com determinados paradoxos de casualidade. O que aconteceria, por exemplo, se alguém viajasse no tempo para matar o próprio avô ou impedisse, de outra forma, os pais de se juntarem? Como poderia então estar ali?

Fábricas de órgãos

E se, um dia, o corpo humano pudesse ser tratado como uma máquina? Se as peças de origem, depois de gastas ou danificadas, pudessem ser substituídas por outras semelhantes, fabricadas "à medida"? A promessa deixou há muito de pertencer ao domínio da utopia. Num futuro não muito distante, tecidos e órgãos desenvolvidos em laboratório, muitas vezes usando células do próprio paciente, serão usados para tratar desde lesões traumáticas a doenças hoje incuráveis, como Parkinson, Alzheimer ou diabetes.

Existem já experiências de sucesso na regeneração de ossos, cartilagens e pele, no tratamento de pacientes com problemas na córnea e até no transplante de bexigas e, mais recentemente, de uma traqueia, produzidas a partir de células estaminais. O Frankenstein do futuro não será um monstro, mas sim um homem com a capacidade de regeneração de uma salamandra.

Clones humanos

Apesar de controversa, a clonagem de humanos pode ser uma possibilidade tecnicamente viável dentro de alguns anos, admitem muitos cientistas. Os avanços que se estão a produzir na clonagem terapêutica - que, espera-se, irão permitir a substituição de tecidos danificados, órgãos em falência e até membros perdidos com recurso a células estaminais obtidas a partir do ADN de um paciente - poderão, em teoria, ser usados para clonar uma pessoa. 

Ainda que a comunidade científica desconfie do feito anunciado por Severino Antinori, um especialista italiano em fertilidade que admitiu recentemente ter criado três clones, hoje com nove anos, muitos admitem que esta realidade será inevitável, independentemente das muitas questões éticas que levanta. O procedimento é considerado ilegal em alguns países, mas não foi ainda alcançado um consenso global para a sua proibição, como era intenção dos EUA.

Cyborgs

É outra das fantasias clássicas da ficção científica, popularizada em filmes como "Exterminador Implacável" ou "Robocop". A ideia de uma sociedade dominada por homens-máquina pode parecer do domínio da utopia, mas a realidade está a poucas décadas de distância. Essa é, pelo menos, a convicção de Kevin Warwick, considerado o primeiro cyborg da Humanidade, depois de ter implantado um chip no braço esquerdo que realizava automaticamente algumas tarefas, como abrir e fechar portas ou acender e desligar luzes. 

Warwick, professor e investigador em Cibernética na Universidade de Reading, no Reino Unido, acredita que, já a partir da segunda metade deste século, o mundo será dominado por cyborgs, munidos de implantes cerebrais que lhes permitirão comunicar telepaticamente. "Os humanos serão uma espécie de subespécie, que comunicará de uma forma extremamente primitiva e limitada", afirmou ao Expresso. O desafio, no próximo meio século, será, por isso, definir o que é humano.

Invisibilidade

Tema comum nas narrativas da ficção científica, a invisibilidade tem sido transportada progressivamente para o domínio da ciência real. De tal forma que existem vários grupos a trabalhar para que seja uma realidade dentro de alguns anos. A opção mais promissora está longe do "Homem Invisível", de H.G. Wells - nascido de uma série de experiências químicas que terão, presumivelmente, alterado as suas moléculas de modo a que estas não fossem absorvidas pela luz -, mas é familiar aos fãs de Harry Potter: passa pela criação de uma espécie de capa de invisibilidade capaz de desviar a luz dos objectos, tornando-os invisíveis. 

A solução pode estar num novo tipo de substâncias, conhecidas como metamateriais, com propriedades electromagnéticas muito diferentes dos materiais comuns. Enquanto estes têm um índice de refracção positivo, os metamateriais apresentam um índice negativo, permitindo camuflar o objecto. A invisibilidade funcionaria assim como uma espécie de dispositivo de camuflagem, nem sempre perfeito (a absorção total da luz é um desafio extremamente complexo, aumentando em dificuldade à medida que aumenta o tamanho do objecto), mas bastante convincente e eficaz para os olhares menos atentos.

O primeiro celular do mundo

Há meio século, precisamente no dia 16 de outubro de 1956, era criado o primeiro celular, aquela época conhecido como sistema automático de telefonia móvel ou MTA como ficou conhecido.

O equipamento, inventado pela Ericsson, era bem diferente dos pequenos aparelhos portáteis de hoje, ainda que com a mesma funcionalidade. De início, a telefonia móvel era sinônimo de comunicação por meio de rádios, operando na faixa dos 160MHz, instalados em automóveis, barcos, etc. O aparelho MTA pesava nada mais, nada menos que 40 kilos.(aja força rsrs)
Hoje a comunicação móvel faz parte do cotidiano de quase um terço da população mundial, sendo que 2 bilhões já conectados com o sistema GSM.
Hoje graças ao avanço tecnologico essas belasuras estão melhores a cada dia que passa. 
O menor e mais leve celular do mundo deve chegar ao Brasil em outubro. O aparelho desenvolvido pela empresa Modu é menor que um cartão de crédito, mais fino que uma caixa de fósforo e pesa apenas 40 gramas.

10 fatos sobre pênis que a grande maioria desconhece

Conhecer mais sobre seu pênis (ou do seu parceiro) é importante para intensificar as relações, o prazer, além de combater disfunções e outros males que tanto atrapalham na vida sexual de um casal. Pois vamos a alguns desses fatos:


1. Fumar pode encurtar em até 1 cm o pênis. As ereções dependem do fluxo sangüíneo, e os fumantes calcificam os vasos, dificultando a circulação;
2. Estudos revelam que 79% dos homens têm pênis que expandem significativamente quando eretos, e 21% têm pênis grandes em repouso que não expandem muito quando eretos;
3. O cérebro não é necessário para a ejeculação. A ordem vem da medula espinhal;
4. O caso mais comum de ruptura peniana: masturbação vigorosa;
5. Apenas 1 entre 400 homens são flexíveis o suficiente para fazer sexo oral no próprio corpo (FUJA);
6. Os homens de melhor aparência podem ter espermas mais “fortes”. Pesquisadores espanhóis mostraram a mulheres fotos de homens que tiveram classificação boa, média, e ruim de espermatozóides - e lhes disseram para escolher os seus preferidos, pela aparência. A grande maioria escolheu os melhores produtores;
7. Os médicos estão usando a pele do prepúcio de crianças ciruncidadas em vítimas de queimadura. Um prepúcio pode produzir 23,000 metros quadrados, que seriam bastante para cobrir um campo de beisebol;
8. O pênis responsável por desvirginar o maior número de moças foi do Rei Fatefehi, de Tonga, que supostamente desvirginou 37.800 mulheres entre os anos 1770 e 1784 - ou cerca de 7 virgens por dia;
9. Uma glândula de próstata alargada pode causar tanto disfunção erétil como ejaculação precoce;
10. O orgasmo masculino dura em média 6 segundos. O feminino, 23 segundos. Se fosse ver por quantidade, seria necessário o homem chegar “lá” 4 vezes à cada 1 da mulher.

Pra que serve a bunda?

Para que serve a bunda, ou o termo científico, as nádegas?

Foi a bela atriz Ana Paula Arósio que levantou recentemente a questão, quando perguntada sobre a parte do corpo que achava mais sem graça. "A bunda, que serve só para sentar, né?", disse Ana Paula. Em homenagem à atriz, a Super foi atrás da resposta. "Anatomicamente, a bunda é um conjunto de quatro músculos que têm a função de sustentar o quadril e movimentar as pernas", diz o clínico geral José Antônio Atta, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Como o ser humano anda em pé, essa região ficou, digamos, mais ressaltada - nos animais quadrúpedes, a bunda se mescla à curvatura natural do resto do corpo. Outra função dos glúteos - bem apontada por Ana Paula - é proteger o quadril na hora de sentar. Por ser uma espécie de almofada natural, essa é uma das regiões do corpo que mais acumula gordura. Mas o que faz da bunda uma das regiões mais comentadas é o seu simbolismo. "Ela está associada à fertilidade e à sedução", diz a antropóloga Mirela Berger, especialista em estudos do corpo e doutoranda na Universidade de São Paulo. "Os homens vêem as mulheres de quadril grande como boas reprodutoras. Por possuir muita gordura, a bunda também se relaciona à saúde e à prosperidade." Não é à toa que as danças sensuais abusam do rebolado.

Quando o homem começou a estudar o espaço?


Não dá para cravar uma data específica, mas é possível afirmar que, há pelo menos 5 mil anos, o ser humano passou a olhar para o alto a fim de ligar os pontos luminosos do céu, criando as primeiras constelações. Como essas figuras se repetiam a cada noite, em posições sutilmente diferentes, era possível usá-las como referência para se locomover, plantar, construir e até marcar épocas e estações, definindo um calendário. Desde então, povos como chineses, babilônicos, maias, gregos, árabes e muitos outros estudaram o céu, observando a Lua, as estrelas e outros objetos luminosos, para tentar entender o funcionamento do mundo em que viviam. A partir daí, o conhecimento sobre o céu foi se acumulando até que descobriram um jeito de enxergar além do que o olho pode ver...


Escrito nas estrelas
É possível identificar vários astros observando o céu a olho nu, como os antigos faziam*


PLANETAS


Vistos da Terra, brilham como estrelas, mas seu trajeto no céu é diferente. Dia após dia, parece que as estrelas "se movem" em bloco - na verdade, é a Terra que gira em sentido contrário ao delas. Como os planetas estão bem mais próximos daqui, dá para observar a trajetória individual de cada um


CONSTELAÇÕES


A humanidade associava figuras a conjuntos de pontos luminosos do céu muito antes de descobrir o que eram estrelas. Isso facilitava a marcação de datas e estações e também servia como referência geográfica. No hemisfério sul, por exemplo, o Cruzeiro é uma referência para identificar o Polo Sul


GALÁXIAS


No século 16, o português Fernão de Magalhães navegava orientado por borrões no céu - as nuvens de Magalhães - que, até a década de 1920, eram catalogados como nebulosas. Foi quando se descobriu que esses objetos difusos eram galáxias, com bilhões de estrelas girando ao redor de um centro comum


SATÉLITES


Além da Lua, que gira ao redor da Terra, o homem só consegue observar satélites naturais com ajuda de instrumentos óticos. Em 1610, Galileu Galilei usou um telescópio e enxergou quatro pontos brilhantes girando ao redor de Júpiter: os satélites Io, Europa, Ganimedes e Calisto


METEOROS


Como aconteceu com os cometas, os antigos consideravam os rastros luminosos que cruzavam o céu como meros fenômenos atmosféricos. Até que, no século 18, o físico alemão Enst Chladni examinou um metetorito metálico de 700 kg e atestou tratar-se de um objeto extraterrestre, ou seja, vindo de fora da Terra


ESTRELAS


Em uma noite sem nuvens, a partir de um local com baixa iluminação, é possível observar até 8 500 estrelas, brilhando em vários níveis de intensidade. Entre esses primos distantes do Sol, a terceira mais brilhante no céu do hemisfério sul é a Alfa do Centauro - cuja luz demora quase cinco anos para chegar até a Terra


COMETAS


Embora se movam a mais de 1 milhão de km/h, não dá para diferenciar um cometa de uma estrela a olho nu. Eles passam muito longe da Terra e, para marcar mudanças de posição e identificar uma órbita, só observando-os diariamente. Se passar perto do Sol, pode apresentar uma cauda formada por gases e poeira


Contagem progressiva
Viaje desde a Antiguidade até o futuro da aventura humana pelo espaço


3000 a 500 a.C.


Povos antigos notam que algumas "estrelas" se movem fora do padrão da maioria e descobrem os planetas Mercúrio, Vênus Marte, Júpiter e Saturno


Século 2


Ptolomeu sistematiza o modelo cosmológico geocêntrico, com Lua, planetas, Sol e estrelas girando ao redor da Terra. Também cataloga 48 das 88 constelações atuais


1543


Nicolau Copérnico recupera a ideia de Aristarco e sistematiza o modelo cosmológico heliocêntrico, com os planetas girando ao redor do Sol


1609


Baseado em estudos de Tycho Brahe, Johannes Kepler demonstra que as órbitas planetárias são elípticas em vez de circulares


1612


Galileu ouve falar da luneta, constrói uma e a utiliza para observar o céu


1705 a 1758


Edmund Halley descobre que cometas também giram ao redor do Sol e prediz um período de 76 anos para a órbita completa de um deles, batizado de cometa Halley


1780 a 1834


William Herschel oferece um modelo para a Via Láctea com o sistema solar distante do seu centro, mas girando em torno dela, como as demais estrelas


1920


Edwin Hubble - que dá nome ao telescópio espacial - descobre que as galáxias mais distantes da nossa se afastam mais rápido e propõe que o Universo está se expandindo

Propagandas retrôs

E se os produtos de hoje fossem anunciados como as propagandas antigas, como seriam? Veja as propagandas retrôs do XBox 360, notebook, celular, Playstation 3, Wii e TV de Plasma! :D

retro-advertising-01.jpg

retro-advertising-03.jpg
retro-advertising-05.jpg
retro-advertising-09.jpg
retro-advertising-14.jpg
retro-advertising-17.jpg

Vovó no videogame

Atenção ao editar com o Photoshop

Ual!!!!! Esse cereal é bom mesmo hien???
Ele deixa a barriga retinha! Até o umbigo vai embora.
haahuahauhauhaua, abraços

Antes e depois


Câmera de zoom superpotente

iPobre

Como os brasileiros gastam seu tempo na internet?


Como os brasileiros gastam seu tempo na internet?

The Progress Bar

Quer garantir seu lugar no céu?

Todo mundo sabe que um dia, quando morrermos, iremos a dois locais: ao céu ou ao inferno. Mas nem todo mundo tem seu cantinho reservado no céu. Se você tem aprontado tanto que acha que sua vaga está comprometida, esqueça as indulgências, isso é coisa da era medieval. A solução mais prática e rápida está na internet.
Sim! É possível comprar seu lugar no céu por apenas US$12,79, uma pechincha! O site Reserve a Spot in Heaven foi criado exclusivamente para isso. Por este valor, você ganhará um certificado de reserva registrado no Livro da Luz, uma passagem de primeira classe para o céu - esqueça as escadas -, um cartão oficial de identificação e um mini-guia com 101 dicas para evitar que tenha um choque cultural. Se quiser desembolsar mais US$ 3,16, ainda leva um cartão VIP, que dá acesso à todas as áreas VIPs do céu. É satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. ;)
Já tendo sua vaga garantida no céu, pode ficar à vontade para aproveitar o resto de sua vida na terra, traquilamente… tanto que você pode mandar alguém para o inferno, literalmente. Também por US$ 12,79, você pode mandar aquela pessoa que você não suporta para o inferno, sem passagem de volta, com direito a certificado de reserva assinado pelo próprio Coisa-Ruim e um guia com 101 dicas para sobreviver ao pesadelo. Pensou em alguém, hein? :D

Claro que tudo isso não passa de uma brincadeira, criada pelos americanos Edgar Kim e Nathan Davis. Eles criaram o site só para diversão, mas segundo a Fox, já receberam inúmeros e-mails de pessoas que levaram à sério e criticaram os sites acusando-os de enganar as pessoas. Enquanto isso, líderes religiosos não dão bola para a brincadeira, ainda mais porque nos sites não há nenhuma identificação com qualquer religião.

Enquanto issso, os rapazes agora pensam em aperfeiçoar o kit, adicionando camisetas e uma licença celestial para voar. Só vai faltar agora adicionar asinhas de anjos, que então o kit fica completo. :)

E se o Mario não quisesse ser mais encanador?


Que outras profissões o Super Mario poderia arriscar, caso decidisse não mais ser encanador?
Ele poderia ser músico…
Dono de um restaurante…
Executivo…
Ou mesmo dono de uma lanchonete mexicana.
Poderia ganhar a vida como DJ…
Ser entrevistador…
Ou cortador de grama.
Ou então… ser garoto de programa!
Acho que depois dessa, ele preferiria voltar a ser o bom e velho encanador.

Cuidado ao levar o celular para o estádio

Lotação, empolgação, gritos, pulos e celular na mão. Essa combinação pode realmente dar certo?

TV no computador

assistir tv no computador, assistir tv no PC, assistir tv no laptop, assistir tv no notebook, assistir TV pela internet no computador, TV pela internet, Assistir TV Globo, Assistir Sbt, ver TV pela internet, assistir tv pelo computador

assistir tv no computador, assistir tv no PC, assistir tv no laptop, assistir tv no notebook, assistir TV pela internet no computador, TV pela internet, Assistir TV Globo, Assistir Sbt, ver TV pela internet, assistir tv pelo computador

Você está sendo monitorado

você está sendo monitorado

O teclado perfeito para usuários do Orkut

caps_lock_trainer_key1

Mario Kart na vida real

Imagine um maluco disposto a imitar o Mario Kart na vida real. Isso mesmo, vestindo-se como Super Mario, Remi Gaillard saiu pelas ruas da cidade onde mora. Não vou falar mais, assista o vídeo e veja só o que ele fez! :D

Já pensou ser orientado no trânsito pelo Homer Simpson?

homersimpsonontomtom


Yes, we can! A Tom Tom agora oferece a possibilidade de baixar a voz do Homer Simpson (Dan Castellaneta), em inglês, no seu GPS. Você vai se sentir em Springfield, sendo orientado pelo Homer sobre como chegar ao bar mais próximo. Não vale o do Moe!

Por enquanto só há versão em inglês, mas não é caro. Custa algo em torno de 28 reais.

O que está esperando para tornar mais divertida as horas em que passa no trânsito? Se quiser testar antes para saber como será o som, teste no site da Tom Tom.

Teclado de biscoitos e chocolate. Quer um pedaço?




Não sei você, mas eu adoraria ganhar um teclado como esses de presente. Já mostrei aqui uma versão de teclado inteiramente feita de chocolate, mas esta acho que enjoaria menos. Ele combina biscoito com chocolate e, evidentemente, só serve para comer.

Não se sabe preço, nem onde vende, mas já estou com água na boca só de imaginar. Hummmm…

Robô que brinca de Sudoku

Sabe aquele passatempo, o Sudoku?
Sabe aqueles robozinhos feitos de LEGO, os LEGO Mindstorms? (eu também não sabia)

Pois então. Existe um desses robozinhos que foi programado para resolver sudokus. Ele escaneia os quadrinhos, identifica os números e as casas vazias, e aí começa a brincar.

Arte religiosa de Star Wars

Não é nenhuma surpresa que o pessoal "nerd"é fanático por Star Wars. Mas tem pessoas mais fanáticas que a gente. Pessoas cuja religião é Star Wars. E não pensem que é uma religião simples: tem até arte baseada em pinturas de grandes artistas.

São imagens de personagens dos filmes retratados como santos ou até personagens “comuns” da bílbia cristã. Até o Yoda é retratado como Papa!

Confira as images abaixo, e se você por ventura encontrar uma destas pinturas originais a venda, por favor nos informe! ;)


starwars01

starwars02

starwars03

starwars04

starwars05

starwars06

starwars07

Cientistas comprovam: Cérebro de Einstein era diferente!

GameGuru

Segundo esta nota aqui do jornal Sul Africano IOL, pesquisadores americanos e argentinos descobriram que o cérebro de Alber Einstein possuia características físicas estruturais significativamente diferentes das pessoas "normais".

Números de células especiais maiores e área responsável pelo raciocinio matemático 15% maior foram algumas das diferenças encontradas em seu cérebro, que foi preservado para estudos científicos após a cremação do seu corpo.

Qual a pior dôr do mundo?

Primeiro, é preciso definir o que é dor. Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável ou seja, tem um componente objetivo (a experiência sensorial da dor) e outro subjetivo (a experiência emocional). 

Isso significa que o melhor modo de medir a intensidade de uma dor é perguntar ao próprio dolorido. O método mais comum, a escala de dor, consiste em pedir ao paciente que dê uma nota de 0 a 10 à intensidade da dor. Zero signifi ca ausência de dor e 10 é a pior dor do mundo.

Todas as dores relacionadas abaixo são classificadas como 9 ou 10 pelos pacientes, ou seja, são superfortes. Fica impossível decidir por uma só. Estas superam até mesmo atrocidades como fratura exposta do fêmur, cortes profundos ou ácido na pele.

CÓLICA RENAL
São as mal-afamadas pedras no rim. Os episódios mais doloridos ocorrem quando a pedra se move no ureter (canal que liga rim e bexiga).

CÓLICA BILIAR
Assim como na cólica renal, a dor da popular pedra na vesícula é bem pior quando a pedra se movimenta.

LOMBALGIA AGUDA 
Essa dor súbita nas costas costuma ser causada por uma ruptura ou lesão de hérnia de disco.

NEURITE HERPÉTICA
É uma infecção casca-grossa causada por um vírus. A dor fica desesperadora quando atinge o nervo intercostal, junto às costelas.

GOTA
Causada por um acúmulo de ácido úrico, essa inflamação intensa é mais dramática quando atinge o dedão do pé.

HIPERTENSÃO INTRACRANIANA
O rompimento de uma artéria no cérebro causa um aumento progressivo de pressão dentro do crânio. A dor aumenta até se tornar insuportável.

DOR DE CABEÇA
Não estamos falando de qualquer dor, mas das pesadas enxaquecas severas e da nevralgia do trigêmeo (nervo do pescoço e do rosto).

DOR DE DENTE
A mais barra-pesada é a do abscessos (inflamação com pus) na raiz. Se não for drenado, pode provocar calafrios de dor até ser aplicada uma anestesia.

DOR DO PARTOPartos normais sem anestesia podem ser terríveis. Mas a recompensa vale a pena...

INFARTO
O tipo mais penoso é o infarto agudo do miocárdio, em que o músculo cardíaco sofre dor súbida e aguda.

http://super.abril.com.br/revista/251/materia_revista_274106.shtml?pagina=1

Ilusão de Ótica

As ilusões de ótica indicam uma segmentação entre a percepção de algo e da concepção desta outra realidade, a ordem de percepção não influencia a compreensão de algumas imagens. Principalmente nos últimos 20 anos, os cientistas mostraram um progresso na área óptica. As ilusões causam surpresa quando são percebidas de formas diferentes e até um certo tipo de divertimento.

As ondas de luz penetram no olho então entram em celas de foto receptiva na retina. A imagem formada na retina é plana, contudo, percebemos forma, cor, profundidade e movimento. Isso ocorre porque nossas imagens de retina, se em uma imagem 2D ou 3D, são representações planas em uma superfície encurvada. Para qualquer determinada imagem na retina, há uma variedade infinita de possíveis estruturas tridimensionais.

Porém, nosso sistema visual normalmente se conforma com a interpretação correta. Quando um engano é cometido, uma ilusão de óptica acontece. Esta arte que mexe com nosso inconsciente nos deixando por momentos sem saber o que está ocorrendo, ou até por longo períodos refletirmos sobre uma ilusão apresentada.

Algumas ilusões trabalham exatamente no fato de sermos juntamente com os macacos os únicos seres que percebem a noção de largura,altura e profundidade; uma das explicações para este fato é que temos os olhos na frente da cabeça e não dos lados como na maioria dos animais.

A percepção que uma pessoa tem do mundo exterior de seu olho não depende apenas do órgão da visão, mas também de suas emoções, seus motivos, suas adaptações, etc. A Psicofsica estuda estas percepções e mostra que o mesmo estímulo físico pode produzir percepções muito variadas.

Tipos de ilusões de ótica:

› Ambíguas
As imagens ambíguas, sempre contém mais de uma cena na mesma imagem.
Seu sistema visual interpreta a imagem em mais de um modo. Embora a imagem em sua retina permaneça constante, você nunca vê uma mistura estranha das duas percepções sempre é uma ou a outra.

› Escondidas
São imagens que a primeira vista não apresentam nenhum significado, mas depois de observar você irá se surpreender.

› Impossíveis
Sensacionais imagens que inexplicavelmente parecem normais, mais se repararmos bem, são impossíveis.

› Letras
Nossos olhos realmente nos enganam, aqui você descobrirá várias formas e tipos de letras que enganam nossa vista.

› Após Efeito
São imagens que depois de visualizadas revelam novas cenas.

› Anáglifas 3D
São figuras ou cenas que , submetidas a filtros coloridos, apresentam diversos níveis de profundidade, quase exatamente o que nossos olhos enxergam quando as vê. A visão em três dimensões (ou esterioscópica) depende muito do fato de possuirmos dois olhos (visão binocular). Você pode verificar que, ao fechar um de seus olhos, perderá grande parte da noção das distâncias entre os objetos. Isso ocorre porque os dois olhos captam a imagem do mesmo objeto de posições diferentes, devido à distância entre os olhos. Essas duas imagens são superpostas no cérebro, o que dá a sensação de 3D.

› Estereogramas
Esse efeito, que não passa de uma fascinante ilusão de ótica, pode ser obtido graças à capacidade que nossos olhos têm de enxergar, como se estivessem em diversas profundidades, imagens repetidas horizontalmente, dispostas em distâncias levemente alteradas.

› Arte
São obras publicadas de artistas consagrados com maravilhosas ilusões de óptica.

Fonte: Portal da Oftamologia

Por que os orientais têm os olhos puxados?

Tudo indica que isso seja resultado de uma adaptação evolutiva dos mongois, grupo biológico da espécie humana ao qual pertencem quase todos os orientais. 

Pelo menos é o que pregam as teorias científicas mais aceitas na atualidade. 

De acordo com essas hipóteses, a chamada fenda palpebral (o espaço entre a pálpebra superior e a inferior) é menor em japoneses, chineses, coreanos e outros povos por uma questão prática. "Provavelmente, esse traço deve ter sido uma vantagem para os habitantes de regiões frias, já que sua função é parecida com a dos óculos usados pelos esquiadores, que possuem um visor em forma de fenda para reduzir a luminosidade refletida pela neve. Essa explicação parece ser bastante lógica, porque os mongolóides surgiram em uma área gelada no norte da Ásia no final da última era glacial, há cerca de 10 mil anos", afirma o antropólogo Walter Neves, da USP. De fato, como o mar branco das regiões frias rebate até 85% da luz solar que chega à superfície, quem mora nesses lugares pode ter problemas de vista a longo prazo. "A radiação ultravioleta refletida pela neve pode causar cegueira momentânea, além de catarata e lesões de retina. Isso explicaria a predominância daqueles que têm olhos puxados na seleção natural", diz o oftalmologista Élcio Sato.

Não custa lembrar que, mesmo com a fenda palpebral mais fechada, os orientais enxergam perfeitamente.

Curiosidades da Visão II

Nas guerras, pessoas daltônicas muitas vezes foram usadas para descobrir camuflagens. 

O olho humano normal possui três tipos de células (os cones) que permitem diferenciar as cores entre si: uma delas é sensível à luz vermelha, outra é sensível à luz verde e outra, à azul. Essas três cores combinadas em maior ou menor intensidade resultam numa infinidade de tonalidades que enxergamos. O olho daltônico, entretanto, tem falta de um ou, em casos mais raros, de dois tipos de cones. Por isso, o daltônico não enxerga as mesmas cores que a maioria das pessoas enxergam. Como a maior parte dos objetos que vemos, na realidade, refletem luz de várias cores que, juntas, resultam na cor característica do material, para o daltônico, o verde de uma camuflagem não terá o mesmo tom do verde de uma mata.

Muitos animais possuem a visão em preto e branco. Alguns deles, entretanto, enxergam melhor do que o homem, como por exemplo a águia (daí vem a expressão "enxergar com olhos de águia"). Outros, como o rinoceronte, são extremamente míopes. Mas o mais interessante é que vários animais enxergam uma parte dos raios infravermelhos. Isso lhes permite caçar durante a noite, já que um corpo emite raios infravermelhos conforme a sua temperatura.

A visão em três dimensões (ou esterioscópica) depende muito do fato de possuirmos dois olhos (visão binocular). Você pode verificar que, ao fechar um de seus olhos, perderá grande parte da noção das distâncias entre os objetos. Isso ocorre porque os dois olhos captam a imagem do mesmo objeto de posições diferentes, devido à distância entre os olhos. Essas duas imagens são superpostas no cérebro, o que dá a sensação de 3D. 

Na realidade, existem outros fatores que influenciam na visão tridimensional, tais como a observação de paralaxe entre objetos e a comparação entre os seus tamanhos.

Laser é a sigla que quer dizer: "light amplification by estimulated emisssion of radiation". Traduzindo: "amplificação da luz por emissão estimulada". 

A luz do laser é mais intensa do que a luz comum porque é um feixe de luz monocromático (as radiações são de uma única freqüência) e coerente porque as ondas estão em fase (as cristas e os vales coincidem). 

O laser tem várias aplicações no cotidiano, tais como: telecomunicação; soldar e cortar metais; medir grandes distâncias com precisão; cds e vídeos-discos; holografias; medicina em cirurgias; e endoscopias.

Holograma refere-se a fotografias em três dimensões que contêm toda informação em cada porção da sua superfície. A palavra holograma tem origem grega e significa: holo = todo, inteiro e grama = mensagem, informação. 

Para produzir um holograma é usado um filme sensível à luz que registra a interferência de dois feixes de laser, sendo um do objeto, denominado feixe-objeto, e outro de luz difusa do laser, chamado feixe de referência. Esta interferência armazena toda a informação dos dois feixes de luz. Quando o filme processado é iluminado, ele recria o feixe objeto, criando uma imagem em três dimensões real.








Curiosidades da Visão

A "luz negra", geralmente observada em boates, na realidade emite uma pequena porcentagem de luz violeta e uma grande porcentagem de raios ultravioleta, invisível ao olho humano. Entretanto, alguns materiais denominados fotoluminescentes, absorvem os raios ultravioleta e devolvem ao ambiente raios com freqüências menores, na região do violeta. Essa fluorescência permite efeitos luminosos interessantes, como aqueles observados em boates.
Pela mesma razão alguns sabões em pó "lavam mais branco": após a lavagem, a roupa reflete a parte visível dos raios solares e também transforma o ultravioleta em visível. Portanto, essa peça de roupa emite mais luz visível do que recebe: "é mais branca". Entretanto, isso não significa, necessariamente, que esse sabão deixe a roupa mais limpa do que os outros.
Ao olharmos para uma fonte de luz pontual, como por exemplo as luzes de uma cidade a noite, geralmente, observarmos a deformação dessa fonte em nossos olhos (como o desenho de uma estrela de natal). Esse é um exemplo simples do comportamento ondulatório da luz. Ela é difratada ao passar pela pupila do olho, ou por entre os cílios quando os olhos estão entreabertos.
A pupila do olho é preta, mas fica avermelhada em fotos tiradas com "flash".
O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, nós enxergamos a pupila preta. Entretanto, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado por vasos sanguíneos, o que lhe dá uma cor vermelho-alaranjada. Por isso quando uma luz intensa, como o "flash" de fotografia, entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida. Isso deixa a pupila avermelhada nas fotografias.
Ao observarmos estrelas no céu, às vezes, temos a sensação de só conseguirmos enxergar aquelas mais fracas quando não olhamos diretamente para elas, mas um pouco ao seu lado. Isso ocorre porque em nossos olhos, as células mais sensíveis a pouca luminosidade, os bastonetes, se situam na periferia de uma parte da retina, onde normalmente formam-se as imagens nítidas. Por esse motivo, algumas pessoas que dizem ver vultos durante a noite podem estar diante desse fenômeno.
"À noite, todos os gatos são pardos".
Não sabemos ao certo a origem dessa frase, mas com certeza, ela pode ter uma explicação física. Ocorre que a noite, quando a luminosidade é pouca, o olho humano é mais sensível à região azul do espectro da luz, menos sensível ao amarelo e menos ainda ao vermelho. Além disso, com baixa luminosidade, as células responsáveis pela visão colorida, os cones, são muito menos sensíveis do que os bastonetes que distinguem apenas as diferentes intensidades de brilho e, portanto, correspondem à uma visão em preto e branco. Assim, de modo geral, todas as coisas ao nosso redor adquirem uma tonalidade cinza (ou parda) quando a luminosidade do ambiente é fraca.

Do que é feito o catarro, a meleca de nariz e a cera do ouvido?

Eta perguntinha nojenta, né? Mas, por mais asquerosos que sejam, o catarro e a meleca de nariz não passam de uma mistura de proteínas e água com restos celulares. Já a cera do ouvido, além de proteínas e água, possui ainda algumas enzimas, que matam microorganismos invasores. Agora, como entramos nesse assunto estranho, não dá para deixar de falar de outros produtos esquisitos do nosso corpo, como a remela do olho, o xixi e o cocô. Apesar de todo mundo ter remelas, elas não são tão inofensivas assim.

Se possuem uma coloração muito mais para o amarelo que para o branco, por exemplo, podem indicar a presença de bactérias na região dos olhos, um sinal de infecções como a conjuntivite. O cocô, por sua vez, não faz mal a ninguém – exceto, é claro, para os nossos narizes! Obra das bactérias do intestino grosso, ele se forma no final do processo digestivo, quando os nutrientes da comida já foram absorvidos pelo organismo. Depois de ficar armazenadas no reto, esperando o sinal para sair, as fezes eliminam água, bactérias mortas, proteínas e restos de alimentos não absorvidos. O xixi, que parece uma coisa simples, na verdade é mais complexo. O de uma pessoa saudável tem água, eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio), produtos metabolizados de hormônios e enzimas (como uréia e ácido úrico), além do excesso de tudo que foi consumido. É produzido nos rins, onde existem centenas de milhares de unidades filtradoras, os néfrons. Algumas substâncias são filtradas e voltam para a circulação, mas o "lixo orgânico" sai pela urina. Então, se você já ouviu um papo estranho de que beber xixi faz bem para a saúde, desconfie.

"A urinoterapia não passa de um charlatanismo dos mais grosseiros", afirma o nefrologista (especialista em rins) Agostinho Tavares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

NOJEIRA SAUDÁVEL
Compostos estranhos protegem o organismo contra invasores e eliminam impurezas

Meleca de nariz
A meleca e o catarro são produzidos por glândulas da mucosa do nariz. Mas a "caca" fica dura porque é ressecada pelo ar que entra quando respiramos. Cada meleca dentro do nosso nariz serve como uma espécie de tela de proteção. Nelas ficam grudadas partículas de poluição e poeira que podem causar alergias, principalmente se você vive em uma cidade grande e poluída

Cera do ouvido
Se você é viciado em cotonetes, precisa se controlar. "Cera não é sujeira. Quem já tem pouca e ainda fica tirando, possui mais chance de ter infecções", diz o otorrinolaringologista Ricardo Bento, da USP. O ideal é limpar só o que fica aparente na orelha, pois a cera, produzida por glândulas no canal do ouvido, tem enzimas poderosas para atacar microorganismos invasores

Catarro
Tem a mesma função da meleca, mas, em vez de sair pelo nariz, ele é impulsionado por pequenos pêlos das vias aéreas (os chamados cílios) em direção à boca, para ser cuspido ou engolido. Quando há uma inflamação causada por vírus ou bactéria, a produção de catarro aumenta para eliminar os invasores que entraram ou tentam entrar no organismo. Por causa do ambiente úmido e quente, adorado pelas bactérias, esse catarro "contaminado" pode infeccionar e mudar de coloração, ganhando aquele nojento tom esverdeado

Remela
Aparece por causa da irritação da conjuntiva, membrana que cobre a parte interna das pálpebras. A conjuntiva produz mais muco que o normal e ele se acumula no canto interno dos olhos. Se a remela é branca, a causa da irritação é simples: pode ser a poluição, o ar condicionado ou a água da piscina, por exemplo. Mas um tom bem amarelado pode indicar a presença de bactérias, que se multiplicam quando os olhos estão fechados, beneficiadas por uma espécie de "efeito estufa"

Xixi
É ele que dá fim aos excessos do organismo, mantendo volume, pressão e o pH neutro do sangue. É por isso que, quando você ingere muito líquido, a urina sai mais diluída, mais transparente. Já o primeiro xixi da manhã normalmente vem concentrado, bem amarelo e com cheiro forte, porque, além de você não beber nada durante a noite, ainda perde líquidos pela respiração e pela pele

Cocô
O que comemos demora até oito horas para ser digerido e o que não foi aproveitado leva mais um tempão para ser eliminado em forma de fezes – de 12 a 24 horas. O cheiro do cocô fica por conta de cada um, pois depende da flora bacteriana do cólon. Apesar de desagradável, esse odor já tem utilidade: foi criado na Inglaterra um aparelho que identifica o tipo de infecção de alguém com diarréia a partir do cheiro do cocô.

Os sinais da mentira

O mentiroso, por melhor que seja, tende a apresentar determinadas atitudes que acabam por denunciá-lo. Entre elas, está:

- Desviar os olhos quando perguntado sobre assuntos delicados.

- Piscar os olhos com maior freqüência.

- Piscar rapidamente quando a conversa declina para um tópico comprometedor.

- Inclinar-se para trás.

- Responder “não” e balançar a cabeça afirmativamente, mesmo que de leve.

- Respirar em pequenas e rápidas golfadas e entremeá-las com suspiros longos e profundos.

- Evitar apontar o dedo ou enfatizar as palavras com movimentos amplos dos braços.

- Ao narrar uma história, fazer “pontes de textos”, que consistem em acelerações artificiais da seqüência dos fatos.

- Pedir que o interlocutor repita a pergunta, com intuito de ganhar mais tempo na elaboração de uma resposta.

- Não falar mal de si, mesmo em assuntos que não tem nada a ver com a mentira.

Habilidades Humanas Extraordinárias

Como tantos filmes de super-heróis por aí, como Hulk, nós estamos habituados a ver pessoas com habilidades especiais na ficção. Mas existem pessoas com incríveis habilidades que existem na vida real. Esta lista é a primeira de uma série que irá retratar pessoas comuns com ’superpoderes’.

1. Super-degustadores

Pessoas que experimentam sabores com maior intensidade do que o resto da população são chamadas de super-degustadores.

Pesquisadores perceberam pessoas com habilidades de paladar diferentes quando Arthur Fox pediu que voluntários experimentassem o sabor de uma substância chamada de PTC, ou C7H8N2. Algumas sentiam um sabor extremamente amargo e outras não. Isso depende de um fator genético que faz variar a quantidade de papilas gustativas fungiformes na língua, ou seja, em formato de cogumelo. Uma em cada quatro pessoas pode sentir o extremo amargo do PTC e estas pessoas são super-degustadoras.

É comum para super-degustadores não gostarem de certos alimentos, especialmente os amargas como couve de bruxelas, repolho, café e suco de toranja (grapefruit). Pessoas asiáticas, africanas e as mulheres têm maior probabilidade de serem super-degustadoras.


2. Audição absoluta

Pessoas com esta habilidade são capazes de identificar e reproduzir um tom sem a necessidade de uma referência anterior. Não se trata exatamente de uma audição melhor, mas sim da habilidade de classificar mentalmente sons em categorias, na memória.

Exemplos de pessoas com audição absoluta são aquelas que ouvem sons do dia-a-dia como buzinas, sirenes, motores, etc. e são capazes de dizer exatamente a nota de cada um; ser capaz de cantar uma nota específica sem ouvir uma referência; dar nome às notas de um acorde, ou identificar a nota principal de uma música. Isto é um ato cognitivo: requer a memorização da freqüência de cada nota e ser capaz de nomeá-la (por exemplo: Si-bemol, dó, lá…).

Ainda não se sabe se a audição absoluta é genética ou aprendida durante a vida. Mas é se sabe que cerca de 3% da população geral possui esta habilidade. Nos EUA e na Europa 8% dos músicos semi-profissionais ou profissionais possuem audição absoluta enquanto 70% dos músicos japoneses possuem esta capacidade. A razão parece estar ligada ao fato do japonês ser um idioma de freqüência alta. O mesmo ocorre com pessoas de idiomas tonais (que possuem palavras que, mesmo que tenham mesma fonética, possuem significados diferentes de acordo com o tom da pronúncia) como o chinês, cantonês e vietnamita. É como se, em português a palavra “sapato” e “sapatô”, pronunciada apenas com sílabas tônicas diferentes, significasse o nome de objetos totalmente distintos.

3. Ecolocalização (ou bissonar)

A ecolocalização se traduz na capacidade de muitas espécies de morcegos de navegar pela noite, em locais com muitos obstáculos, como se o fizesse sob a luz do dia. Eles emitem um som e esperam o eco retornar, para mapear tridimensionalmente o local no qual estão, para saber exatamente a qual distância e direção de seus obstáculos.

Alguns poucos humanos também são capazes de utilizar ecolocalização. Apesar de Ben Underwood ser cego, ele consegue enxergar muito bem. Seus olhos foram removidos cirurgicamente quando ele tinha três anos de idade devido ao câncer. Mas ele consegue jogar basquete, andar de bicicleta e viver uma vida normal. Ben faz um clique que ecoa através dos objetos à sua volta. Ele consegue ouvir os ecos e calcular mentalmente a distância dos objetos. Ben não se considera cego e apenas pouquíssimas pessoas no mundo possuem esta capacidade.

FACULDADE DE MEDICINA.

O professor explicou:
-Médico tenque aprender 2 coisas: prestar muita atençao e nao ter nenhum pouco de nojo. Vamos ao teste, para ver qual de vcs tem essas qualidades.
Trouxeram um cadaver e o professor enfiou o dedo no CU do morto, lambeu e mandou todos fazerem o mesmo. Os alunos se entreolharam, fizeram cara de nojo, mas acabaram fazendo o mesmo. Depois que todos terminaram o professor falou:
-Ótimo! Nojo vcs nao tem mesmo...Agora so falta atençao, pois eu enfiei um dedo, e lambi o outro.

COCHILANDO NA IGREJA

Os pais levam o filho de oito anos e a irmãzinha de 7 para a igreja. Eles sentam na primeira fila para que o menino possa apreciar bem a missa. Mas meninos de oito nos não costumam gostar de igreja, principalmente esse.

E ele adormece no meio do sermão. O padre nota isso, e decide dar-lhe um susto. Ele faz uma pergunta direta para o moleque:

- E você, meu menino, diga quem foi que criou o céu e a terra ?

A irmã do guri espeta um alfinete na bunda do menino que acorda de sobressalto e grita:

- Meu Deus!

- Muito bem, meu filho - diz o padre. Afinal, não está errado...

O pessoal que está por perto, olha para o menino. Mas daí a pouco ele volta a dormir, e o padre vê que precisa acordá-lo outra vez. Então ele pergunta:

- E me responda agora, quem foi o filho de Maria e José?
A menina volta a enfiar um alfinete na bunda do menino, que acorda e diz alto:

- Jesus!

O padre percebe o que aconteceu, mas não pode dizer nada. O povo presta ainda mais atenção no rapazinho. A resposta está correta! Mas logo depois o menino cochila novamente e o padre pergunta:

- O que disse Eva para Adão quando eles acordaram após a primeira noite juntos ?

Mas antes que a irmãzinha pudesse dar-lhe outra alfinetada, o menino berra:

- SE VOCÊ ENFIAR ESSE NEGÓCIO NA MINHA BUNDA DE NOVO EU TE ARREBENTO!

AS FERIAS NO CARIBE

Um casal decide passar férias numa praia do Caribe, no mesmo hotel onde passaram a lua de mel há 20 anos atrás.
Por problemas de trabalho, a mulher não pode viajar com seu marido, deixando para ir uns dias depois.
Quando o homem chegou e foi para seu quarto do hotel, viu que havia um computador com acesso a internet. Então decidiu enviar um e-mail a sua mulher, mas errou uma letra sem se dar conta e o enviou a outro endereço...
O e-mail foi recebido por uma viúva que acabara de chegar do enterro do seu marido e que ao conferir seus e-mails desmaiou instantaneamente.
O filho, ao entrar na casa, encontrou sua mãe desmaiada, perto do computador, onde na tela poderia se ler:
— Querida esposa: Cheguei bem. Provavelmente se surpreenda em receber noticias minhas por e-mail, mas agora tem computador aqui e pode enviar mensagens às pessoas queridas. Acabo de chegar e já me certifiquei que já está tudo preparado para você chegar na sexta que vem. Tenho muita vontade de te ver e espero que sua viagem seja tão tranquila como a minha.
Obs: Não traga muita roupa, porque aqui faz um calor infernal.

Saiba o por quê do Coma Alcoólico

O Etanol (álcool presente nas bebidas fermentadas e destiladas, como vinho, uísque, etc...) é absorvido rapidamente no estômago e no intestino delgado, seguindo para o fígado, único tecido que metaboliza o álcool.
O álcool é transformado em Acido Acético (o mesmo ácido do vinagre), importantíssimo para o metabolismo humano na produção de energia (por isso que bebidas alcoólicas são calóricas, pois cada grama de álcool contém 7 kcal).
Quando se bebe demais o fígado concentra quantias elevadas de ácido acético, o que pode causar um desconforto na região hepática. Mas não é só isso: Essa elevada concentração de ácido acético impede o fígado de liberar glicose no sangue, causando hipoglicemia. Taxas muito baixas de glicose no sangue faz o cérebro provocar o desmaio, pois a glicose é a ÚNICA fonte de energia que o cérebro consome.

Mas não pense que o consumo de bebidas adocicadas (batidinhas, champanhe, vinho suave, etc...) driblam esse problema. Estas bebidas vão provocar um instantâneo aumento na taxa de glicose sanguínea, fazendo o pâncreas liberar mais insulina, induzindo a hipoglicemia.

Referência bibliográfica:
- Bioquímica Ilustrada
Autora: Pâmela Champe

Porque as orelhas das pessoas "ficam mais quentes" de repente?

As orelhas "ficam quentes", ou melhor, vermelhas, porque tem uma grande rede circulatória e uma pele bem fina, o que deixa mais visível o sangue que passa por lá.

Por isso, basta a pessoa ter uma vasodilatação - o aumento da espessura dos vasos sanguíneos - para a coisa "esquentar". Às vezes o processo de vasodilatação é só local, como quando a orelha precisa de mais nutrientes e oxigenio do sangue ao ser pressionada pelo telefone por muito tempo. Mas a vasodilatação também pode ser no corpo todo. Ela é, por exemplo, uma resposta do organismo a situações de nervosismo. Mas esse gás na circulação só é visível em alguns pontos do corpo. Aí, já viu: se a pessoa fica nervosa, sobra para as orelhas.

Outra curiosidade é que as famosas pílulas para os problemas de ereção também aumentam a vasodilatação. O sujeito com o bilau baleado agradece, mas fica com orelhas vermelhas como "efeito colateral"!